quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Dilemas de uma Ceramista #1

Neste momento só me apetece gritar raios, coriscos e sapos!!
Depois de dois dias de tentativas falhadas a fazer porcelana e a tentar encher moldes e tendo em conta os últimos drásticos acontecimentos resolvi iniciar aqui esta rubrica "Dilemas de uma Ceramista". Sabe-se lá não vá algum ceramista a sério e experiente tropeçar por aqui e ir dando uns conselhos e opiniões.

Como disse à pouco estou à dois dias a tentar acertar com a porcelana, que embora não tenha uma vasta experiência, não é de todo a primeira vez que a faço e quando penso que está fantástica não me sai dos moldes nem sequer seca. Sim o molde poderá estar húmido, saturado ou em fim de vida, mas então porque me acontece o mesmo em moldes novinhos e sequinhos?!?

Vamos lá rever os passos:
- Juntar 40 a 42 litros de água por 100kg de porcelana, neste caso serão 10kg logo 4litros.
- Adicionar umas gotinhas de silicato
- Mexer mexer mexer até a porcelana se fartar de dar luta e decidir liquidificar.
- Fui acrescentando aos poucos água pois achei que estava muuuuuito espessa.
- A medo e porque já tinha "avariado" uma porcelana com silicato a mais achei melhor pedir a opinião à equipa da Loja do Ceramista, que a propósito têm sido fenomenais, que me disse que possivelmente agora poderia estar a colocar silicato a menos, o que seria natural pois não quis mesmo repetir o ultimo erro.

Ora bem, penso que não me tenha escapado nada, ou talvez sim, porque na realidade ainda não consegui tirar uma única peça do molde grande que aqui tenho. E depois de ter estado até à uma da manhã em luta com os moldes e porcelana achei que o melhor seria mesmo dormir sobre o assunto e vir hoje reflectir e experimentar inúmeras variantes.

A não perder os resultados e outras desventuras no próximo Dilemas de uma Ceramista.





Sem comentários:

Enviar um comentário